6 dicas para elaborar um plano de estudos infalível

Quer criar um bom método para estudar para os vestibulares? Saiba que ter organização é o primeiro passo para que as leituras e os exercícios sejam eficazes. Estudar pode ser, muitas vezes, uma tarefa difícil, mas com as nossas dicas você se dará bem.

Você está com aquela sensação que, por mais que você esteja estudando bastante, não está conseguindo ter um bom aproveitamento? Passar horas lendo e fazendo resumos pode não ser a melhor forma de revisar os conteúdos. Para que os exercícios e os resumos sejam eficazes, é essencial ter organização.

Seja para quem vai prestar o ENEM ou vestibular, os primeiros meses do ano são ideais para iniciar a maratona. Com um cronograma de estudos bem feito, você poderá ir além das suas expectativas. Foco, determinação e disciplina devem ser as palavras de ordem.

Confira abaixo o passo a passo para elaborar a sua rotina de estudos:

1-) Estabeleça objetivos:

Será mais fácil administrar o seu tempo, se você souber quais são os seus objetivos de curto e longo prazo.

  • Objetivo de curto prazo: inclui passar em uma prova durante a semana, terminar um trabalho daqui 1 semana, entre outros exemplos. Para atingí-lo, basta dividir as tarefas por dia.
  • Objetivo de longo prazo: inclui passar em um vestibular de determinada faculdade, ganhar uma bolsa ou conquistar determinado estágio. Nesses casos, divida seus objetivos para atingí-los em semanas ou meses.

Não se descuide do prazo máximo de cada objetivo traçado. Anote a data limite de cada tarefa e calcule quanto tempo será necessário para alcançá-lo.

2-) Conheça seu dia-a-dia:

O cronograma precisa estar de acordo com a sua rotina e com o tempo que você tem disponível. Por isto, analise seu dia-a-dia e pense em quais horários já tem aula marcada, cursos, suas refeições, lazer e, a partir disto    , preencha o tempo livre com os estudos extras.

Não se esqueça de considerar os possíveis imprevistos e no tempo de deslocamento.

3-) Liste todos os assuntos que você precisa estudar:

Depois de entender quais são os seus objetivos e entender a sua rotina, liste todos os assuntos e matérias que você precisa estudar. Colocar as obrigações no papel ajudará você  a ter uma ideia melhor do que é preciso ser feito.

4-) Escolha o melhor horário para estudar:

Cada pessoa rende melhor em determinado horário. Pense em qual momento do dia você possui mais disposição e não dedique mais tempo nas matérias que mais goste. O correto é reservar a maior parte do tempo para estudar os conteúdos que se tem mais dificuldade. A dica principal é definir três padrões de dificuldade: mínimo, médio e máximo.

Na hora de preencher o cronograma com os horários das classes, coloque as você irá assistir na escola, no cursinho ou online. Reserve um tempo após as aulas, de aproximadamente 1 hora, para organizar as anotações dos assuntos vistos.

É importante também, estabelecer um horário para aprofundar nos temas, pesquisando mais, consultando outras fontes, entre outros.

Lembre-se de detalhar os horários de cada atividade: estudo, exercícios, anotações, aprofundamento e revisão.

5-) Escolha o melhor método:

Você já ouviu falar em técnicas e métodos de estudo? Eles potencializam a forma de aprender e ajudam a ordenar a forma de estudar. Veja abaixo duas opções:

  • Curva do esquecimento: diga adeus para aquela sensação de esquecimento do que você já estudou. A técnica da curva do esquecimento visa impedir que isto aconteça por meio de revisões constantes das matérias. O método estabelece três revisões para cada conteúdo estudado: a primeira 24 horas depois, outra após 7 dias e outra depois de 1 mês. Utilize os resumos feitos, pois o tempo gasto para relembrar as matérias é menor.
  • Pomodoro: este método foi elaborado por um universitário italiano para aprimorar a capacidade de concentração. Ela consiste em reservar tempos para estudo sem qualquer interrupção, intercalados por tempos de descanso. A dica é estudar por 25 minutos direto sem parar, e descansar por 5 minutos. Evite distrações. Siga o método direitinho e nada de continuar fazendo os exercícios. Após o descanso, tome outros 25 minutos para estudar e assim por diante.

6-) Descanse e tenha lazer:

Tão quanto estudar, respeitar seu corpo, sua mente e o seu organismo, é fundamental. Dê uma pausa e adicione ao seu cronograma horários reservados para descanso e também para o lazer. Adicione no seu planejamento atividades como: academia, encontro com os amigos, momentos para assistir séries etc. Não se esqueça de considerar os finais de semana.

É essencial que você consiga descansar, pois o cansaço é prejudicial aos estudos.

Esperamos que ao longo deste texto você tenha reconhecido a importância de se criar um plano de estudos para se ter sucesso nos vestibulares e ENEM. Para isto, você precisa traçar metas, conhecer a sua rotina, saber o que é necessário estudar, escolher os melhores horários e métodos, e não se esquecer de ter um tempo para descansar.

E então, gostou das nossas dicas? Aproveite para nos seguir nas nossas redes sociais e acompanhar muito mais dicas sobre estudos!

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *