5 dicas para estudar gramática para o vestibular

Hoje em dia todo mundo sabe o quanto é importante estudar para conquistar a aprovação nos vestibulares das faculdades. Sendo assim, se preparar é o primeiro passo para estabelecer um ciclo de estudos e seguir para a tão sonhada aprovação. No post de hoje, vamos apresentar algumas dicas de gramática para incluir no seu plano de estudos, vamos lá?

Um dos principais objetivos para ingressar no Mercado de Trabalho é conseguir a aprovação em vestibulares e iniciar a graduação. Desse modo, pode-se afirmar que ao estabelecer essa meta, se torna necessário estabelecer um ciclo de estudos.

Vale lembrar que o planejamento é o primeiro passo a ser dado para concretização diária de estudos.

Leia também: 6 dicas para elaborar um plano de estudos infalível.

Existem diversas matérias a serem estudadas para se dar bem nos vestibulares, tais como: matemática, física, química, português, literatura, sociologia, filosofia e outras.

No post de hoje vamos dar destaque a gramática. Não é porque o português é a nossa língua materna que vamos deixar de dar atenção. O Português é cheio de particularidades e nuances que devem ser estudadas também.

Confira as dicas abaixo para você se dar bem nesta matéria:

1-) Pratique a leitura:

É claro que você já sabe que a prática da leitura é um fator extremamente importante, uma vez que, ao praticar o hábito de ler todos os dias, você acaba desenvolvendo diversos sentidos como, a facilidade de interpretação, boa escrita e obtenção de novos conhecimentos, além de consequentemente se tornar um bom orador e ajudar na sua vida profissional e pessoal.

Ao ler há uma maior familiarização com a língua o qual permite que você consiga reconhecer e analisar de forma crítica os diferentes estilos de textos e discursos e, ainda identificar os erros de ortografia e incoerências com facilidade e de forma certa.

2-) Não despreze o velho dicionário:

Ao utilizar dicionários para consultar palavras que ainda não é de seu conhecimento, ele também elenca sinônimos, abreviaturas, classes gramaticais e separação de sílabas.

Dessa forma, ao consultá-lo frequentemente, além de enriquecer o vocabulário, contribui com as habilidades de escrita e de interpretação de texto. Além disso, com o avanço tecnológico é possível baixar dicionários online, podendo ser consultados com mais facilidade e na hora que quiser. Alguns deles são: Caldas AuletePriberam ou Michaelis. 

Levando em consideração os aspectos mencionados acima, é fundamental se atentar sempre aos novos acordos ortográficos, que trouxe mudanças diversas nas regras de emprego de hífen, acentuação, incluindo as letras k, y e w em nosso alfabeto. Fica claro que ao ficar por dentro desses novos acordos ortográficos, as chances de se sair bem nas provas aumentarão!

3-) Aborde todos os tópicos pertinentes a gramática:

Existem diversos assuntos que compõem o estudo da gramática. Por isto, a dica é dividir esses conteúdos e criar um roteiro de estudos bem estruturado. Assim, você conseguirá entender de forma lógica e organizada. Considere:

  • Ortografia:

Nos estudos ortográficos considera-se a combinação das classes gramaticais corretamente para a construção de textos. Esse é o momento de ficar atento às famosas regras que compõem o estudo de acentos, pontuações e como escrever “esta ou aquela palavra”.

  • Classes gramaticais:

Ao estudar as classes gramaticais você verá sobre as diferentes categorias nas quais as palavras são classificadas, como: substantivo, adjetivo, pronome, artigo ou verbo.

  • Estrutura, formação de palavras e fonologia:

Este tópico faz parte do estudo da composição das palavras nos seus sons, raízes e todo o processo que avalia a origem e significado dos termos que usamos em nosso cotidiano.

  • Verbos:

Os verbos merecem uma atenção especial por suas especificidades, tempos (passado, presente e futuro), modos, conjugações e as suas aplicações diferenciadas, de acordo com o contexto utilizado.

Além disso, os verbos ajudam quanto a utilização dos sinais na produção de um discurso da língua oral e escrita, respondendo propósitos comunicativos e expressivos.

  • Análise sintática:

Não pode esquecer de estudar as relações entre as diferentes classes gramaticais e a sua função nas frases como, sujeitos, predicados, objetos e termos integrantes, além de aprofundar nos diferentes tipos de oração.

  • Concordância:

A concordância é dos erros mais encontrados em textos e, como o próprio nome indica, diz respeito à combinação das classes gramaticais dentro de uma sentença, em termos de gênero e número ou de acordo com o verbo utilizado, para que a frase esteja de acordo com a língua portuguesa e logicamente, faça sentido

  • Regência:

Por último, a regência, que estabelece uma relação entre um termo principal, podendo ser um verbo ou um nome, e um segundo termo, que serve como complemento. Assim como a concordância, é um item que exige bastante atenção, principalmente nas redações e exercícios de interpretação de texto.

4-) Se atente aos pronomes:

A utilização dos pronomes é muito importante, haja vista que os pronomes acompanham os substantivos, podendo ter a capacidade de substituir direta ou indiretamente. Eles podem ser, pessoais, demonstrativos, relativos, possessivos, demonstrativos, interrogativos e indefinidos.

5-) Esclareça todas as suas dúvidas:

Caso você não conseguiu entender algum conceito ou tenha encontrado alguma dificuldade nos seus estudos, a melhor coisa a se fazer é buscar esclarecimentos assim que as dúvidas aparecerem. Desse modo, evitarão que novas perguntas surjam e impeçam a evolução do seu rendimento.

Faz-se necessário que para evitar tal situação, é recomendável que anote todas as dúvidas e compartilhe com o seu professor, ficando atento às explicações dadas em sala de aula. Outra dica é formar um grupo de estudos com os seus colegas, para compartilharem conhecimentos e experiências.

Tendo em vista as dicas apresentadas, é preciso que você coloque todas as teorias e os estudos realizados em prática. Ao estabelecer o hábito de estudar, resolver questões e se atentar para simulados de vestibulares, a possibilidade de você alcançar a aprovação é alta.

Curtiu as dicas? Clique no botão abaixo e continue acompanhando os nossos conteúdos.

Powered by Rock Convert