Dicas para quem vai fazer a prova online para o vestibular da FUMESC

Há 03 formas de se inscrever no vestibular da FUMESC para 2021: prova agendada, ENEM ou pela análise do histórico escolar.

Através desse artigo, vamos te explicar como se preparar para fazer a prova agendada online para conseguir bons resultados e dar o primeiro passo para a sonhada conquista do diploma do curso de ensino superior.

Vamos ver o que temos para você?

O que é a prova online?

O vestibular online é uma avaliação feita de forma virtual no sistema da FUMESC e, no momento da sua inscrição no vestibular, a data e horário da prova são marcados para que você compareça no ambiente virtual para fazê-la.

Assim como na prova tradicional, o estudante tem um prazo limite para resolver todas as questões.

O vestibular online pode ser feito por quem pretende estudar na modalidade presencial, semipresencial ou EaD e seu objetivo principal é facilitar o acesso do aluno ao curso superior, evitando deslocamento e desgaste durante a realização da prova.

Comece se preparando para a prova

Mesmo que a prova seja à distância, é importante que você se prepare para mandar bem. Ter estudado previamente vai garantir que você otimize seu tempo durante a prova, agilizando a resposta às questões.

Estudar também vai ser importante para o momento em que você iniciar seus estudos na graduação, pois muito do que se estuda no início do curso é relacionado a conhecimentos prévios do ensino médio e você já chega mais preparado e confiante na faculdade.

Para isso, estipule um horário diário para estudar e um local fixo para colocar seu material, de preferência que seja um ambiente claro e silencioso, para facilitar sua concentração e absorção do conteúdo estudado.

Para estudar, você precisará de livros, um computador para pesquisar, caderno e caneta para anotações e bastante organização para ver todas as matérias necessárias.

Para as matérias que você tem mais dificuldade, procure se dedicar mais. Busque videoaulas no YouTube, tirar dúvidas com seus professores do ensino médio, pedir ajuda para os colegas, fazer grupos de dúvidas no WhatsApp para te ajudar a absorver melhor esses conteúdos.

Outro exercício que vai te ajudar bastante a se preparar é fazer provas de anos anteriores, simulados ou provas de outras instituições. Dessa forma, você saberá como está indo seu aprendizado e em que pode melhorar ainda. Seu foco passará a ser direcionado para fortalecer suas fraquezas.

Cuide de sua rotina

Uma rotina saudável é imprescindível para o estudante que está se preparando para o vestibular. Procure se alimentar bem, praticar exercícios físicos e não se sobrecarregar de tarefas. 

E não deixe de dormir bem, muito bem. O descanso é fundamental para recarregar suas energias para o próximo dia de estudos. Também não deixe de ter pelo menos um dia na semana de “folga” dos estudos. Seu cérebro precisa de descanso, assim como seu corpo.

Os dias que antecedem a prova podem ser estressantes e buscar atividades como yoga, meditação ou algo que te relaxe vai ser importante para não te sobrecarregar emocionalmente e para você chegar bem no dia da prova.

Inclua na sua rotina semanal os estudos em grupo também. Marque reuniões periódicas pelo Skype, WhatsApp e se reúna com os colegas para tirarem dúvidas, discutirem os estudos da semana, resolverem questões juntos.

No dia da prova

No dia em que for fazer a sua prova, descanse bem, tenha uma boa noite de sono. O cansaço pode atrapalhar sua concentração e atenção nas questões. Também evite refeições muito pesadas e bebidas alcóolicas, isso pode atrapalhar seu bem-estar. 

Além disso, mantenha uma garrafa de água sempre ao seu lado durante a prova, pois isso ajuda a te manter hidratado e seu cérebro ativo.

Tenha sempre caneta e papel em mãos para fazer seus cálculos e observações durante a prova e certifique-se de que a conexão com a Internet não vai te deixar na mão. Já pensou o quanto seria ruim a conexão cair durante a prova?

Durante a prova procure manter a calma e leia os enunciados com bastante tranquilidade. Se preciso, releia para conseguir entender a questão. É sempre bom começar pelas questões mais fáceis para ganhar tempo e não se desesperar no final da prova. 

Boa sorte nessa nova etapa da sua vida!

Seguindo todas essas dicas, já sabemos que você estará aprovado e muito em breve teremos o prazer de tê-lo aqui conosco.

Não deixe de ser preparar, se organizar e se cuidar para entregar o seu melhor na data da sua prova. Uma boa prova de vestibular vai elevar sua autoconfiança e te deixar ainda mais preparado para esse novo desafio que vai alavancar sua carreira profissional: o ingresso no ensino superior.

Então, não perca mais tempo. Inscreva-se em nosso vestibular, agende sua prova online e bons estudos. 

Powered by Rock Convert